Artigo sobre o perigo do avanço da fronteira agrícula no Cerrado é publicado com a participação de pesquisadores do CCST
Esse artigo foi publicado na Environment Magazine e tem muita relevância para as decisões que serão tomadas no congresso como a liberação de venda de terras no Cerrado e a forma de incluir (ou nao) estudos de impacto ambiental em processos de licenciamento, entre outros.
Em um contexto internacional, esforços importantes estão sendo feitos para preservar as florestas tropicais do Brasil. Enquanto isso, a destruição de seu bioma Cerrado avança a passos largos, porém com poucas controvérsias. No entanto, as mudanças prejudiciais ameaçam serviços de suporte para a existência dos recursos naturais e dos ecossistemas, que são vitais para a maioria dos brasileiros, bem como para a viabilidade da agricultura. Esta região antiga possui importante significado geológico e cultural e agrega todos os principais desafios ambientais para a sustentabilidade, o que demanda novas respostas da ciência e da sociedade. Novas políticas são necessárias para promover e integrar a importância deste bioma para a nação. Isto inclui a implementação de sistemas de monitoramento sistemático e melhorias na gestão daqueles que já estão estabelecidos, minimizando a abertura de novas clareiras. Áreas degradadas precisam ser restauradas, a fim de cumprir com a legislação ambiental brasileira existente e com os compromissos internacionais relacionados às mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Enfrentar as ameaças sofridas por este bioma extremamente importante, porém ainda negligenciado, requer atenção aos problemas estruturais de governança, incluindo melhorar a educação e a participação das partes interessadas nas decisões-chave sobre a região, bem como reexaminar os caminhos historicamente traçados para o desenvolvimento econômico do país.
Vejam detalhes no link do artigo traduzido.
safeguarding-cerrado-final-ml_portugues
Redes Sociais