Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Estudo desenvolvido na DIIAV/CGCT mostra desastres relacionados ao clima e desigualdades de gênero
Notícia

Estudo desenvolvido na DIIAV/CGCT mostra desastres relacionados ao clima e desigualdades de gênero

Sobrevidas©: De Ferramenta de Pesquisa em 2021 a Metodologia de Referência Internacional em 2025

Ferramenta de pesquisa desenvolvida por doutora do PGCST da DIIAV-INPE em seu doutorado para levantamento de dados remotamente durante período de pandemia é reconhecida internacionalmente como metodologia estratégica para combater as alterações climáticas e os seus impactos (ODS 13) associada a igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas (ODS 5)

O artigo científico “Climate-Related Disasters and Gender Inequalities: Unveiling Key Elements Through Disaggregated Data Tool”[i],  recém-publicado como capítulo do livro da série Springer Climate de 2025, “Gender-Transformative Approaches for Climate Change Adaptation: Policies and Practices from the Global South”[ii] apresenta Sobrevidas© e enfatiza seu imenso potencial para coleta remota de dados de gênero desagregados em larga escala, posicionando a plataforma como uma inovadora ferramenta para a pesquisa transformadora de gênero (Gender-Transformative Approaches – GTA em inglês) como prática vinda do Sul-Global para adaptação as Mudanças Climáticas. A plataforma Sobrevidas© foi introduzida ao público pela primeira vez por meio de anúncio de notícias da DIIAV-INPE em 2021[iii], concebida como um espaço online para indivíduos compartilharem suas histórias e relatos de sobrevivência de desastres, como o megadesastre na Região Serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011. O Sobrevidas© foi desenvolvido como parte integrante da pesquisa de doutorado de Gabriela Couto intitulada “Desastres brasileiros por meio das lentes de gênero: Sobrevidas e vozes femininas”, com co-criação de Mauricio Trentin,. O objetivo original da plataforma era gerar conhecimento que reconhecesse tanto os impactos distintos dos desastres diferenciados por gênero, quanto as capacidades diferenciais de mulheres para enfrentá-los e se recuperar deles.

O artigo tem autoria de Gabriela Couto, ex-aluna da pós graduação da Ciências do Sistema Terrestre, juntamente com Maurício Trentin, Miguel Angel Trejo-Rangel, também ex-aluno do programa de pós, Debora Pignatari Drucker e Carlos A. Nobre, professor e pesquisador emérito do DIIAV-INPE. O contexto mais amplo de todo ebook “Gender-Transformative Approaches for Climate Change Adaptation: Policies and Practices from the Global South” é apresentado como “um chamado à ação e um roteiro para a construção de um futuro mais justo e sustentável”. O livro também expressa ideias e evidências paralelas de forma única, colocando as mulheres como “vítimas dasmudanças climáticas” mas principalmente como “novas agentes de mudança” no caminho da adaptação climática.

Embora a plataforma Sobrevidas© esteja atualmente em modo de espera, sua publicação científica como uma metodologia chave neste importante ebook da Springer sublinha significativamente seu potencial para futuras pesquisas recorrentes, especialmente com mais melhorias evolutivas e apoio dedicado. Este reconhecimento alinha firmemente o Sobrevidas com a missão abrangente do livro de preencher a lacuna crítica entre pesquisa e prática para soluções climáticas equitativas em gênero.


[i] https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-90236-9_4 

[ii] https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-90236-9

[iii] https://www.ccst.inpe.br/plataforma-online-sobrevidas-possibilitara-o-levantamento-de-dados-e-historias-das-pessoas-afetadas-na-tragedia-da-regiao-serrana-do-rj-trabalho-desenvolvido-pela-aluna-da-pgcst-da/