Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Pesquisadores do INPE estão entre os mais influentes do mundo em políticas públicas
Notícia

Pesquisadores do INPE estão entre os mais influentes do mundo em políticas públicas

Foto da Capa: ilustrativa

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estão entre os 107 brasileiros que mais influenciam decisões em políticas públicas no mundo, segundo relatório divulgado pela Agência Bori nesta quinta-feira (06/10). O levantamento se baseou nos dados da plataforma internacional Overton, que monitora menções à ciência em documentos estratégicos de governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil.

Os estudos desses pesquisadores embasaram mais de 33,5 mil documentos de políticas públicas publicados desde 2019, incluindo relatórios técnicos, pareceres e diretrizes de gestão em diversos setores. Do INPE, foram citados os pesquisadores Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão, Lincoln Muniz Alves, Liana Oighenstein Anderson, Celso von Randow e Gilvan Sampaio de Oliveira, que possuem sólidos trabalhos em temas como desmatamento, conservação, restauração florestal e o papel dos ecossistemas na regulação climática.

Por ocasião da COP30, o levantamento incluiu uma análise específica sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Ação contra a mudança global do clima, na qual o INPE aparece com 15 pesquisadores entre os 50 mais citados no tema.

Além dos nomes já mencionados, figuram nessa lista Luciana Vanni Gatti, Egídio Arai, Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, Ana Paula Dutra de Aguiar, Chou Sin Chan e Raiane Aparecida Lopes Neves.

Também foram mencionados os seguintes colaboradores em grupos de pesquisa do Instituto: Lucas Gatti Domingues, Luciano Marani, Henrique Cassol e Stéphane Palma Crispim.

Segundo a Agência Bori, o levantamento não mede apenas a produção acadêmica, mas o impacto real da ciência sobre decisões que afetam milhões de pessoas. A influência dos pesquisadores brasileiros se manifesta em políticas públicas voltadas à saúde, meio ambiente, energia, economia e redução das desigualdades.

Referência mundial

O resultado do levantamento mostra que o INPE tem atuação cada vez mais relevante na formulação de estratégias e programas governamentais. Entre os exemplos em destaque no relatório, o climatologista Lincoln Muniz Alves é citado no “Guia Prático sobre Mudanças Climáticas e Transição Energética”, publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2025, para orientar o setor elétrico em ações de adaptação e descarbonização.

Já o pesquisador Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão teve seu trabalho incorporado ao “Plano de Manejo da Floresta Nacional do Tapajós”, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), documento que integra ciência e gestão territorial para promover o uso sustentável da Amazônia.

O relatório reforça a importância da ciência nacional no apoio à formulação de políticas climáticas baseadas em evidências. Em particular, o papel do Instituto como referência mundial no monitoramento climático e ambiental para o uso sustentável dos recursos naturais.

Clique aqui para acessar o relatório “Os pesquisadores brasileiros que mais influenciam políticas públicas‌”.

Link da publicação: Pesquisadores do INPE estão entre os mais influentes do mundo em políticas públicas — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Foto da Capa: Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial (ChatGPT/GPT-5, OpenAI) a partir do relatório “Overton + BORI — Pesquisadores brasileiros que mais influenciam políticas públicas”, Agência BORI (2024).