Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Estudo do INPE analisa capacidade das instituições para enfrentar as mudanças climáticas
Notícia

Estudo do INPE analisa capacidade das instituições para enfrentar as mudanças climáticas

Foto da capa: Oficina sobre os resultados da Tese em palestra efetuada pelo Leonardo

Estudo de doutorado da Pós graduação em Ciências do Sistema Terrestre do INPE, analisa a capacidade das instituições da Região Metropolitana de São Paulo de enfrentar as mudanças climáticas utilizando para isso os dados da Pesquisa de Informações Municipais do IBGE (MUNIC) entre 2013 e 2020.

O Estudo, em resumo, feito durante a tese de doutorado de Leonardo Rossatto Queiroz, propõe uma metodologia de análise das capacidades institucionais de enfrentamento das mudanças climáticas em âmbito municipal e metropolitano. A metodologia foi aplicada na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), utilizando os dados relativos a Meio Ambiente e Gestão de Riscos, da Pesquisa Nacional de Informações Municipais do IBGE (Munic), edições de 2013, 2017 e 2020. Os resultados indicam perda consistente das capacidades institucionais de enfrentamento das mudanças climáticas entre 2013 e 2020. Há uma diferença considerável no padrão dessa perda quando a análise incide separadamente sobre a capacidade institucional para lidar com os temas da gestão ambiental e da gestão de riscos de desastres

Link do artigo:
 https://www.scielo.br/j/cm/a/xbkdrG3nXrkP4G8dscnFKmL/?format=pdf&lang=pt

Artigo foi publicado no número especial sobre mudanças climáticas da revista Cadernos Metrópole da PUC (Qualis A1) e isso chamou a atenção do jornal da Ciência, da SBPC que fez uma matéria sobre o estudo e pode ser vista no link:
https://www.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2023/12/JC_806.pdf