Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Estudo combina objetivos regionais e locais da restauração da Mata Atlântica brasileira
Notícia

Estudo combina objetivos regionais e locais da restauração da Mata Atlântica brasileira

O artigo Combining regional to local restoration goals in the Brazilian Atlantic forest foi publicado na Regional Environmental Change. Este artigo apresenta dois modelos para planejamento estratégico de restauração florestal em larga escala que foi desenvolvido durante o doutoramento da aluna Cassia Lemos na Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIIAV) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O modelo estatístico de regressão linear foi desenvolvido para estimar o potencial de regeneração que permite quantificar a área que poderia ser restaurada com métodos passivos e ativos de restauração ecológica, e o modelo de alocação foi adotado para estimar a cobertura florestal para cenários até 2025 para o Vale do Paraíba Paulista. Os arcabouços metodológicos adotados foram o TerraME e LuccME, ambos desenvolvidos pelo DIIAV.

Entre os resultados do modelo estatístico, apresentamos as variáveis biofísicas e socioeconômicas que explicam o aumento da cobertura florestal por regeneração natural no Valei do Paraíba Paulista, como, por exemplo, a porcentagem de cobertura florestal na unidade de planejamento, e a distância à principal rodovia (Via Dutra) localizada na área de estudo.

Em relação ao modelo de alocação (LuccME), a conversão de áreas de florestas em unidades de planejamento com menor potencial de regeneração, ocorreu em situações de proibição de alocação de novas áreas florestais fora da partição espacial dos cenários restritos que são os cenários que só permitem a alocação de novas áreas de florestas que são do interesse dos programas de Pagamento de Serviços Ambientais presentes na região.

O artigo foi liderado pela aluna Cassia Lemos, e orientadora pelos pesquisadores Ana Aguiar e Pedro Andrade do DIIAV, e também, contou com a participação do Professor Ricardo Rodrigues da ESALQ e da pesquisadora Leticia Hissa do Smithsonian Institution.

Atualmente, estamos trabalhando no refinamento destes modelos. Aguardem que teremos mais novidades em breve!

Para mais informações: Lemos, C.M., Andrade, P.R., Rodrigues, R.R. et al. Combining regional to local restoration goals in the Brazilian Atlantic forest. Reg Environ Change 21, 68 (2021). https://doi.org/10.1007/s10113-021-01792-0

Figura da capa: Área de estudo do artigo: Vale do Paraíba Paulista. Fotografia realizada pela aluna Cassia Lemos no município de São Bento do Sapucaí (SP).