Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > Destaque > Atualização do painel do TerraBrasilis: Sala de Situação para o Cerrado
Notícia

Atualização do painel do TerraBrasilis: Sala de Situação para o Cerrado

A ferramenta  TerraBrasilis: Sala de Situação da Amazônia (AMS): http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/ams/, lançada inicialmente em  junho de 2021, foi estendida para o Cerrado Brasileiro, cobrindo agora 73% do território nacional As mesmas funcionalidades, antes disponíveis apenas para a Amazônia, estão agora disponíveis para o Cerrado.  E por isso a ferramenta foi renomeada, passando a se chamar TerraBrasilis: Sala de Situação. 

O que é a Sala de Situação do TerraBrasilis?

A Sala de Situação complementa a funcionalidade dos demais painéis do TerraBrasils, possibilitando a visualização sinótica de indicadores de áreas críticas do desmatamento, degradação florestal, corte-seletivo e mineração, integrando os alertas do sistema DETER e dados de focos de calor do sistema QUEIMADAS do INPE. Os indicadores são atualizados diariamente, acompanhando a sistemática de geração de dados do DETER e do QUEIMADAS. A ferramenta permite visualizar os indicadores agregados por Estado, Município, Células de 25×25 km² ou de  150×150 km²,  em diferentes períodos de tempo. Pode-se escolher períodos de 7, 15, 30, 90 ou 365 dias e navegar facilmente no tempo.

A ferramenta permite a geração do perfil de uma determinada unidade espacial, considerando o indicador e o período escolhido, que  informa a evolução temporal do indicador. O perfil também mostra a distribuição do indicador (desmatamento ou fogo, por exemplo) pelas categorias fundiárias observadas na unidade espacial. 

O objetivo principal da ferramenta é subsidiar o planejamento de ações de fiscalização pelas instituições responsáveis, tanto no nível federal quanto estadual, assim como apoiar ações de combate a incêndios florestais pelo setor público e privado. “No Cerrado, o fogo faz parte do processo ecológico da vegetação natural, mas causa grandes perdas quando escapa para  as áreas agricolas”, diz a pesquisadora Ana Paula Aguiar, uma das coordenadoras do projeto no INPE. “Esperamos que a ferramenta possa ajudar os esforços locais de monitoramento e combate ao fogo”. A ferramenta aberta e gratuita também permite que a sociedade tenha elementos para acompanhar, de maneira simples, os dados que demonstram a complexidade e a heterogeneidade dos processos de desmatamento e fogo em vegetação nos biomas..

Os processos de desmatamento no Cerrado e na Amazônia 

Embora o desmatamento na Amazônia tenha historicamente tido maior repercussão nacional e internacional,  devido aos conhecidos impactos no clima global e regional, perda de biodiversidade, impactos no ciclo hidrológico, etc., o  desmatamento no bioma Cerrado tem taxas anuais da mesma ordem de magnitude, com impactos também na rica biodiversidade e na provisão de serviços ecossistêmicos, assim como na vida das  populações locais. A figura abaixo ilustra as taxas anuais de desmatamento estimadas pelo sistema PRODES do INPE. Desde 2018, o sistema DETER gera alertas diários também para o Bioma Cerrado, que agora estão integrados na  Sala de Situação do TerraBrasilis. Tanto na Amazônia, quanto no Cerrado, observa-se uma diminuição do desmatamento anual em consequência da conscientização ambiental e ações coordenadas do Governo Federal, sociedade civil e mercado em meados dos anos 2000. Em ambos os Biomas, em particular na  Amazônia, as taxas vêm apresentando um aumento nos últimos anos. Agora, através da Sala de Situação, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e governos nos diferentes níveis podem acompanhar e demandar ações para controle do processo nos dois biomas.

Origem do TerraBrasilis/ Sala de Situação

A ferramenta nasceu de uma colaboração científica entre pesquisadores do INPE e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA). Ela está em teste e aprimoramentos pela SEMAS-PA e pelo Centro de Monitoramento Ambiental do IBAMA (CENIMA/IBAMA) desde maio de 2021, e Foi desenvolvida no contexto do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas (PAMZ+) do INPE. O PAMZ+ opera os projetos Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES) e o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), que utilizam imagens de sensoriamento remoto para acompanhar alterações na cobertura florestal na região. Os dados gerados no PRODES e no DETER podem ser livremente acessados no portal TerraBrasilis, que apresenta os dados de mapeamentos, bem como painéis com relatórios e gráficos que sumarizam as informações e permitem a sua utilização diretamente no ambiente da internet. Os dados do sistema Queimadas também podem ser acessados gratuitamente através de: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal 

Versões dos lançamentos antigos