Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Atualização do painel do TerraBrasilis: Download de alertas e filtro temporal customizado 
Notícia

Atualização do painel do TerraBrasilis: Download de alertas e filtro temporal customizado 

versão 2.2.x

A ferramenta  TerraBrasilis: Sala de Situação (https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/ams/) lança este mês mais uma versão e novas funcionalidades. As ferramentas existentes para download de dados foram melhoradas para garantir a padronização nos conjuntos de dados baixados, tanto em formato CSV, compatível com planilha, quanto em formato Shapefile. Além disso, foram ampliadas  as opções de download que agora permitem  obter os alertas DETER, usados na construção dos indicadores,  por unidade espacial  respeitando o filtro temporal escolhido. Esta opção é oferecida no diálogo do mapa, após clique em uma unidade espacial destacada, como ilustrado na Figura 2.1. Destacamos uma importante flexibilização nas opções de filtro temporal, que passa a contar com possibilidade de consulta a intervalos customizados, ilustrada na Figura 2.2.

Diálogo do mapa com opção para download de Alertas.

Figura 2.1 – Diálogos do mapa com opção para download de Alertas

Filtro de unidade temporal com opção de intervalo personalizado. 2024-2.

Figura 2.2 – Filtro por unidade temporal com opção de intervalo personalizado

Indicador de risco de desmatamento

Os usuários com credenciais de acesso preferencial, passam a contar com um novo indicador de risco de desmatamento de curto prazo. 

Nesta versão da Sala de Situação, a superfície de risco foi desenvolvida pelo CENIMA/IBAMA com base em técnicas de machine learning  indicando as áreas com maior probabilidade de ocorrência de eventos de desmatamento na Amazônia, com valores no intervalo de 0 a 1.  O dado de entrada é atualizado semanalmente pelo CENIMA/IBAMA e automaticamente processado para ser disponibilizado na Sala de Situação na forma do indicador de risco.  Para gerar o indicador de risco da Sala de Situação a superfície de risco original é  filtrada para selecionar  os pontos com maior valor de risco acima de 0.9 em seguida são processadas as interseções geográficas pelas unidades espaciais e categorias fundiárias. 

O indicador está disponível para todas as unidades de análise espacial da Sala de Situação, como células de 25 x 25 km², células de 150 x 150 km², municípios e estados.  Confira na Figura 2.3, mapa de risco em consulta ao indicador de risco agregado por células de 150 x 150 km². Com isso a Sala de Situação permite  realização de consultas a este indicador por meio das mesmas ferramentas de agregação existentes para os indicadores de desmatamento, degradação e focos de fogo ativo.

Mapa de risco de desmatamento por células. Ilustração 2024-3

Figura 2.3 – Mapa de risco de desmatamento do IBAMA agregado em células