Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Artigo com a colaboração de pesquisador do CCST-INPE analisa impacto dos oceanos em eventos de seca no Nordeste
Notícia

Artigo com a colaboração de pesquisador do CCST-INPE analisa impacto dos oceanos em eventos de seca no Nordeste

O Artigo com o título: Analisando a influência dos oceanos tropicais nos eventos climáticos extremos de seca no Nordeste do Brasil através do método da da divergência de Kullback-Leibler (tradução livre) é publicado na revista Chaos: An Interdisciplinary Journal of Nonlinear Science e tem a colaboração de pesquisador do CCST-INPE.

Vejam o resumo:

Resumo: A seca extrema que castigou a região semiárida do Nordeste do Brasil (NEB) de 2012 a 2017 foi uma das piores da história já registrada, causando impactos sociais significativos e grandes perdas econômicas. Caracterizar os eventos extremos de seca e entender a influência dos oceanos tropicais (Atlântico e Pacífico) nesses eventos continua sendo um grande desafio. Neste trabalho o grau de similaridade e acoplamento entre os episódios de seca no NEB e os padrões de temperatura da superfície do mar (TSM) foram analisados com base no método da divergência de Kullback-Leibler, utilizando-se de séries temporais sazonais de observações de precipitação no NEB e TSM nos oceanos adjacentes. Os resultados evidenciaram influência significativa do oceano Atlântico Norte no período de seca 2012-2013, ao contrário de 20115-2016 onde o Pacífico teve um papel dominante. Por fim, destacou-se que o método utilizado levou a uma melhor compreensão da influência dos oceanos adjacentes sobre os eventos climáticos extremos em toda a região estudada e seus resultados destacam que podem contribuir substancialmente no monitoramento e previsão de eventos extremos no NEB.

Referencia do Artigo com o link abaixo:

Wu, H., Zou, Y., Alves, L. M., Macau, E. E. N., Sampaio, G., Marengo, J. “Uncovering episodic influence of oceans on extreme drought events in Northeast Brazil by ordinal partition network approaches,” Chaos (Vol.30, Issue 5) 

https://doi.org/10.1063/5.0004348
https://aip.scitation.org/doi/abs/10.1063/5.0004348

Topics: Time series analysis, Network theory, Climatology, Extreme Climate Events, Oceans

Foto da Capa : google