Lançamento do Documentário “Hidrelétricas na Amazônia: E Depois?”, projeto com participação de pesquisadores do INPE
Foi lançado no dia 27/03/2025 o documentário “Hidrelétricas na Amazônia: E Depois?”. O documentário é fruto de uma pesquisa interdisciplinar que envolveu mais de 60 pesquisadores de diferentes instituições, incluindo o INPE (membros do laboratório Ladis/DIIAV), e promove um debate urgente sobre alternativas sustentáveis para o desenvolvimento energético na Amazônia.
Link do documentário: https://youtube.com/live/fnkUSllCsvw
O filme abordou:
– Os impactos ambientais e sociais de hidrelétricas como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio;
– As transformações nas comunidades ribeirinhas, indígenas e urbanas;
– As consequências para a biodiversidade aquática, o desmatamento e os modos de vida tradicionais.
A pesquisa que originou o documentário foi realizada por meio da iniciativa São Paulo Excellence Chairs (SPEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi desenvolvida em duas fases (2013 a 2019 e 2020 até o presente), ambas coordenadas por Emilio Moran – professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Michigan State University (MSU-EUA). Essa última fase é intitulada “Depois das hidrelétricas: processos sociais e ambientais que ocorrem depois da construção de Belo Monte, Jirau, e Santo Antônio na Amazônia Brasileira”.
Participaram da pesquisa as seguintes instituições: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Michigan State University (MSU); e West Virginia University (WVU).
Para mais informações, consulte o site do projeto: https://www.nepam.unicamp.br/hidreletricasnaamazonia/
Redes Sociais