Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > Projetos > AdaptaClima
Projetos e Parceiros

AdaptaClima



Webinário promovido pelo MCTI no dia 10/12/2020 explorou informações e funcionalidades disponíveis na ferramenta dedicada a fornecer subsídios para decisões sobre ações de adaptação às mudanças climáticas

No dia 10/12, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu uma apresentação em detalhes das informações e funcionalidades disponíveis na plataforma AdaptaBrasil MCTI. O evento foi transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube.

A plataforma AdaptaBrasil, desenvolvida pelo MCTI em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCTI),  tem por objetivo consolidar, integrar e disseminar informações sobre os impactos das mudanças climáticas no território nacional a fim de fornecer subsídios à tomada de decisões nos setores público e privado para ações de adaptação. A ferramenta oferece análises e indicadores sobre os itens essenciais água, alimento e energia, além de informações sobre os impactos da mudança do clima observados e projetados.

Dados e indicadores

O AdaptaBrasil MCTI indica as tendências dos impactos das alterações e oscilações do clima, o que pode impactar as proposições, formulação e avaliação de ações de adaptação, representando uma importante ferramenta para tomada de decisão nos setores público e privado. Em funcionamento desde setembro deste ano, nesta primeira etapa a ferramenta permite visualizar mapas e navegar pelos dados e indicadores para 1.262 mil municípios de 10 estados que integram o Semiárido. A região foi priorizada pelo projeto, pois, de acordo com as projeções, já apresenta impactos decorrentes da mudança do clima no território nacional.