Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Participação de pesquisador do INPE no Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida
Notícia

Participação de pesquisador do INPE no Selvagem – ciclo de estudos sobre a vida

O pesquisador Antonio Donato Nobre, do INPE, participou do evento Biosfera, organizado pelo ciclo de estudos Selvagem em novembro de 2019, com uma gravação em vídeo. Sua fala, abordando a questão climática dentro da perspectiva de Gaia e a importância dos regenerantes, natureza e sociedades, foi uma das mais impactantes do evento, segundo os organizadores.

“Na Natureza impera a colaboração. Sem colaboração não existe complexidade. E a complexidade é a base e a essência da nossa existência. Sem complexidade não existe um sistema autorregulado. E a complexidade só existe através da colaboração. O que nós temos hoje na Terra é uma situação terminal. Estamos em uma falência múltipla de órgãos planetários. Nós precisamos cultivar o amor, o respeito ao próximo e o reconhecimento de que o funcionamento do indivíduo para si só é uma anomalia na natureza, uma anomalia cancerígena que já produziu muitos danos e que ameaça a nossa existência. Gaia é uma necessidade fundamental, essencial, sem possibilidade de alternativa”, conclui Nobre.

Assista o vídeo

Sobre a iniciativa Selvagem

Selvagem é um ciclo de estudos idealizado pela Dantes Editora, que inclui rodas de conversa, oficinas, publicação de livros e um canal de divulgação na internet. Pesquisadores de culturas aparentemente distantes entre si reúnem-se em rodas de conversas francas e abertas ao público onde são apresentadas suas perspectivas e conhecimentos sobre a vida.

Com a mediação de Ailton Krenak, um dos mais importantes pensadores brasileiros, são criadas, em torno de eixos temáticos, as correspondências entre saberes científicos, indígenas, artísticos, acadêmicos e ancestrais. Selvagem é um espaço de troca, uma escola viva, como ensina o povo Huni Kuin, onde um astrobiólogo que estuda Panspermia pode se engajar em um diálogo com um pajé de uma tribo do extremo oeste do Amazonas, que é o guardião da memória do tempo antes do mundo existir.

O ciclo se coordena a partir de um conjunto de publicações anuais que sustentam os temas abordados. São livros que preparam o público e também sugerem o aprofundamento nos assuntos apresentados. O ciclo é filmado e as conversas são disponibilizadas posteriormente na internet, assim como a bibliografia citada ao longo das apresentações.

Saiba mais em https://dantes.com.br/selvagem/