Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Novo artigo é publicado na Global Change Biology com a participação de pesquisadores do CCST/INPE…
Notícia

Novo artigo é publicado na Global Change Biology com a participação de pesquisadores do CCST/INPE…

Artigo publicado hoje na prestigiada revista Global Change Biology intitulado “Effects of climate and land-use change scenarios on fire probability during the 21st century in the Brazilian Amazon” (Efeitos de cenários de mudanças climáticas e de uso do solo na probabilidade de fogo durante o século 21 na Amazônia brasileira), com a participação de pesquisadores do CCST (Lincoln Alves e Ana Paula Aguiar) destaca que o manejo sustentável do uso e cobertura do solo pode ser a principal solução para minimizar drasticamente a degradação extensiva da Amazônia devido ao aumento de incêndios florestais agravados pela mudanças do clima no futuro.


O estudo quantificou que na Amazônia brasileira futuras conversões de floresta para usos agropastoris não manejados adequadamente podem causar um aumento de mais de 70% das áreas com alta probabilidade de fogo no final deste século. Este cenário inclui, por exemplo, a diminuição da efetividade de áreas protegidas, pavimentação de novas rodovias e o aumento do desmatamento. Quando combinado com um cenário pessimista de mudanças climáticas, que projeta o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do século 21, a área com alta probabilidade de incêndios florestais pode  ser ampliada em até 110%. 

Os cenários de uso da terra e os climáticos utilizados na publicação são produtos desenvolvidos pelo CCST. Os cenários de uso da terra foram publicados em 2016, também na Global Change Biology  (Aguiar et al., 2016).

Ana Paula Aguiar ressalta: “Quando desenvolvemos os cenários de modo participativo, em 2013-2014, ninguém achava que o desmatamento fosse voltar a crescer, houve inclusive críticas no Ministério do Meio Ambiente sobe o cenário Fragmentação. Nosso foco era realmente o cenário mais otimista (Sustentabilidade), mas incluímos um “Meio do Caminho” e o “Fragmentacão”. Mas, infelizmente, várias das premissas do cenário mais pessimista estão ocorrendo… Incluindo a diminuição das áreas de conservação e terras indígenas , o próprio enfraquecimento do MMA em favor do MAPA, da fiscalização, sistemas de monitoramento e licenciamento! E o aumento do desmatamento, que já esta acima do Cenário “Meio do Caminho”!


Referências:

Aguiar, A. P. D. et al. (2016) ‘Land use change emission scenarios: Anticipating a forest transition process in the Brazilian Amazon’, Global Change Biology. doi: 10.1111/gcb.13134.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/gcb.13134

Fonseca MG, Alves LM, Aguiar APD, et al. Effects of climate and land‐use change scenarios on fire probability during the 21st century in the Brazilian Amazon. Glob Change Biol. 2019;00:1–16.
https://doi.org/10.1111/gcb.14709

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/gcb.14709