Você esta em:
Home » Destaque » Jean Pierre Ometto, do CCST, fala sobre a experiência de participar do relatório do IPBES
Publicado em: 13-03-2018

Jean Pierre Ometto, do CCST, fala sobre a experiência de participar do relatório do IPBES



Confira a publicação, feita no Instagram da Inter-American Institute For Global Change Research (IAI), sobre o Relatório de Avaliação da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services – IPBES). Jean Pierre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), um dos autores do documento, fala sobre a experiência.

– Para garantir os maiores níveis possíveis de credibilidade e relevância política, os relatórios de avaliação do IPBES têm sido extensivamente revisados por centenas de experts. Jean Pierre Ometto (Brasil), autor principal de coordenação do Relatório das Américas (CLA) e investigador principal da rede de pesquisa IAI de Ciclo de Nitrogênio na América Latina (www.iai.int/crn-3005/), fala da sua experiência:

“Para o IPBES, eu atuei como CLA, junto com o Prof. Brian Klatt (Universidade Estadual de Michigan) e o Dr. Jaime García Márquez (Universidade Humboldt de Berlim), no capítulo 5 ‘Interações Atuais e Futuras entre Natureza e Sociedade’. A experiência foi bastante única e desafiadora. O trabalho e as análises do IPBES são baseados em avaliações de literatura, e a quantidade de estudos voltados para os cenários da biodiversidade e serviços ecossistêmicos nas Américas (principalmente a América Central, do Sul e Caribe) é bem pequena. No entanto, nós conseguimos, com o trabalho central dos autores principais, produzir um documento denso, que, entre outras questões, considerou o impacto sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos por meio da exploração de recursos, poluição, mudança no uso do solo e mudança climática, com uma perspectiva sustentável. Doze importantes descobertas foram extraídas que delineiam os principais resultados da análise, e alguns deles foram incluídos no Resumo Geral para Tomadores de Decisão, para a avaliação das Américas”.

Para ler a notícia original, em inglês, acesse o link do Instagram: https://www.instagram.com/p/BgOpGjeA9k9/?taken-by=iai_globalchange

(Foto da chamada: Reprodução/Infopack)