Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > Destaque > INMET, INPE/CCST E CEMADEN divulgam nota conjunta sobre clima e desastres naturais em 2018
Notícia

INMET, INPE/CCST E CEMADEN divulgam nota conjunta sobre clima e desastres naturais em 2018

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), acabam de divulgar um sumário dos principais aspectos climáticos e de desastres naturais observados no Brasil em 2018, comparando-os com a média de 1981 a 2010, denominada Normal Climatológica (NC).

Os dados do Anuário Climático do Brasil – 2018 mostram que a temperatura em 2018 ficou acima da Normal Climatológica, tanto na temperatura média anual (0,7°C), quanto na temperatura máxima anual (0,5°C) e na temperatura mínima anual (0,7°C). Os números corroboram os dados apresentados na Declaração da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), divulgada recentemente, destacando as temperaturas terrestres que ficaram excepcionalmente altas nos últimos quatro anos. Essa tendência de aquecimento começou no início do século e deve continuar. Já o nível de chuva anual ficou 2,5 mm abaixo da Normal Climatológica.

Os estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Pernambuco (PE) são aqueles onde houve predominância de temperaturas acima da Normal Climatológica, enquanto que na maior parte do centro-norte do país as chuvas ficaram abaixo da NC. No sul e sudeste, por sua vez, as chuvas ficaram acima da NC, com máxima no Rio Grande do Sul.

O sumário mostra ainda os dados médios das temperaturas média, máxima e mínima e chuva e seus respectivas desvios em relação à Normal Climatológica, mês a mês. Por exemplo, em setembro de 2018, a temperatura máxima observada ficou 1,2% acima da Normal Climatológica no período de 1981 a 2010. Os eventos extremos de temperatura (máxima absoluta e mínima absoluta diárias) e chuva (máxima absoluta total diária) também constam do documento.

Desvio da temperatura média anual (a) e da chuva total anual (b) de 2018 em relação à média de 1981-2010

Desastres naturais

Em 2018, foram registradas 372 ocorrências confirmadas de desastres naturais de natureza hidrometeorológica (enchentes, enxurradas) e hidrogeológica (deslizamentos de terra), sendo 110 do tipo “alto” e “muito alto”, que levam a ação da Defesa Civil).

Acesse o Documento aqui:

Acesse a íntegra do documento

Fonte: http://redeclima.ccst.inpe.br/inmet-inpe-ccst-e-cemaden-divulgam-nota-conjunta-sobre-clima-e-desastres-naturais-em-2018/

Capa: Desvio da temperatura média anual (a) e da chuva total anual (b) de 2018 em relação à média de 1981-2010