Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Entidades manifestam apoio ao monitoramento do INPE
Notícia

Entidades manifestam apoio ao monitoramento do INPE

São José dos Campos-SP, 11 de julho de 2019

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestam, em carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro, o seu apoio e confiança nas atividades de monitoramento ambiental por satélites realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Leia aqui na íntegra.

“A qualidade de seus dados é constantemente monitorada, resultando em um índice superior a 95% de precisão, e a política de transparência adotada pelo INPE permite acesso irrestrito a todas as informações geradas pelos sistemas de monitoramento, possibilitando avaliações independentes pela comunidade usuária e acadêmica. A questão fundamental, portanto, não está na produção de dados confiáveis sobre a geografia do desmatamento, mas sim na necessidade de órgãos do governo de manter um sistema de fiscalização ágil, intenso e contínuo”, argumentam na carta.

O documento foi encaminhado também à ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e aos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Está assinado ainda pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.


Mapa da Amazônia feito pelo PRODES, projeto do INPE que monitora a Amazônia desde 1988

Fonte: INPE

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5152