Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Home > noticias > Artigo, com colaboradores do CCST-INPE, explica concentrações atmosféricas de nitrogênio reativo no estado de São Paulo.
Notícia

Artigo, com colaboradores do CCST-INPE, explica concentrações atmosféricas de nitrogênio reativo no estado de São Paulo.

Novo artigo, com a colaboração de alunos e pesquisadores do CCST-INPE, é publicado na revista Atmospheric Environment, com o título: Concentrações atmosféricas e deposição seca de nitrogênio reativo no estado de São Paulo, Brasil, vejam a baixo o resumo do artigo e o link direto para a revista.

Resumo: As estimativas da deposição de nitrogênio desempenham um papel fundamental na melhor compreensão dos impactos humanos no ciclo biogeoquímico do nitrogênio. Este artigo examina a concentração de nitrogênio reativo (Nr) na atmosfera e a deposição seca média no estado de São Paulo, Brasil. As espécies Nr medidas estavam no estado gasoso (NO2, NH3 e HNO3) e fases particuladas (NH4+, NO3-). Os amostradores baseados em denuder foram distribuídos espacialmente em seis sítios de amostragem, abrangendo diferentes tipos de cobertura do solo e urbanização. As amostras foram coletadas ao longo de 2 anos (2015-2017). A forma dominante de Nr inorgânico na atmosfera foi o NO2 gasoso em todos os locais de amostragem, que representou 79% do total. As concentrações médias de NH3, HNO3, NH4+ e NO3- foram de 10%, 3%, 6% e 2% do número total, respectivamente. A deposição média de Nr seco no Estado de São Paulo foi de 10,6 kg N ha-1 ano-1. A maior deposição média de Nr foi encontrada no local de amostragem do município de São Paulo e está relacionada ao tráfego intenso de veículos, gestão de resíduos e atividades industriais. Este trabalho sugere que a deposição seca de Nr na Mata Atlântica próximo ao município de São Paulo pode exceder a carga crítica de nitrogênio sugerida para a maioria das florestas. Isso implica que as atividades humanas nas áreas circundantes podem estar afetando a integridade de um dos pontos mais importantes da biodiversidade na América do Sul. Esses resultados contribuirão para melhorar as estimativas orçamentárias de Nr e avançar abordagens de modelagem de deposição.

Link do artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1352231020302399?dgcid=author

Foto da capa é um resumo do artigo