Artigo com a co-autoria de pesquisadores da DIIAV/INPE mostra a percepção da paisagem como subsídio para Políticas Públicas: uma análise crítica a partir da bacia do rio Paraíba do Sul, porção paulista.
“O artigo de título “A percepção da paisagem como subsídio para Políticas Públicas: uma análise crítica a partir da bacia do rio Paraíba do Sul, porção paulista” foi publicado recentemente, com a co-autoria da doutoranda Jocilene Barros e do pesquisador Gustavo Arcoverde, vinculados à DIIAV, além de autores associados à Unitau e à Univap.
O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção da paisagem na bacia do Paraíba do Sul, no trecho paulista, comparando os resultados da pesquisa de percepção socioambiental com os moradores da bacia do rio Paraíba do Sul, com mapas de uso e cobertura da terra e outros estudos sobre a região.
Essa pesquisa está vinculada ao projeto “Recursos Hídricos na Bacia do Paraíba do Sul: Integrando Aspectos Naturais e Antrópicos”, finalizado em 2023 e coordenado por uma equipe da DIIAV/INPE.
Os resultados mostraram que algumas mudanças na paisagem da região que foram percebidas pelos entrevistados também foram observadas nos mapas de uso e cobertura e foram corroboradas por pesquisas em todo o Vale do Paraíba. Entre essas mudanças, destacam-se a monocultura do Eucalipto, aumento da área urbanizada e de queimadas. Uma parcela significativa dos entrevistados apresentou sugestões para melhoria da situação ambiental da sua região, sendo que das respostas obtidas a Educação Ambiental foi a solução mais mencionada pelos participantes.
O artigo pode ser acessado no seguinte link: https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/1782/443“
Redes Sociais