Você esta em:
Home » Projetos » PBMC


PBMC

PBMC – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) é um organismo científico nacional que tem como objetivo reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil a partir da publicação de Relatórios de Avaliação Nacional.

Na linha de cooperação internacional e capacitação, o PBMC irá compartilhar métodos, resultados e conhecimento com países em desenvolvimento, ajudando a fortalecer as suas capacidades nacionais de respostas à mudança climática.

Frente às interferências das ações humanas sobre o ambiente – que atingiram escala global e magnitude sem precedentes, afetando o funcionamento natural do sistema climático – os formuladores de políticas públicas e a sociedade em geral necessitam de informações objetivas sobre as causas das mudanças climáticas, seus impactos ambientais e socioeconômicos e as possíveis soluções.

Com base nisso, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) foi estabelecido, nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês). O papel do PBMC é reunir, sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil.

O PBMC irá disponibilizar informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas a partir de avaliação integrada do conhecimento técnico-científico produzido no Brasil ou no exterior, sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas e seus impactos, de importância para o país.

As informações serão divulgadas por meio da elaboração e publicação periódica de Relatórios de Avaliação Nacional, Relatórios Técnicos, Sumários para Tomadores de Decisão sobre Mudanças Climáticas e Relatórios Especiais sobre temas específicos.

O PBMC poderá apoiar na cooperação internacional entre países em desenvolvimento, pela divulgação da sua experiência nacional, compartilhar métodos, resultados e conhecimento com objetivo de ajudar países a fortalecer as suas capacidades nacionais de respostas à mudança climática.

O Painel é composto pela seguinte estrutura: Conselho Diretor, Comitê Científico, Secretaria-Executiva, Grupos de Trabalho (Grupo de Trabalho 1, 2 e 3), Força Tarefa em Metodologias de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Unidades de Apoio Técnico.