Você esta em:
Home » Destaque » Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).
Publicado em: 07-03-2017

Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).



A primeira reunião dos autores de um relatório especial que avaliará o aquecimento global de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais e trajetórias relacionadas de gases de efeito estufa. O objetivo é fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, fomentando o desenvolvimento sustentável e os esforços para a erradicação da pobreza.

Sessenta e oito especialistas de todo o mundo estão responsáveis pelo relatório, que será dividido em cinco capítulos: 1) Contexto; 2) Trajetórias de mitigação compatíveis com 1,5°C, no contexto do desenvolvimento sustentável; 3) Impactos nos sistemas naturais e humanos; 4) Fortalecendo e implementando a resposta global à ameaça da mudança do clima; 5) Desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, reduzindo desigualdades.

“Um dos aspectos importantes desse relatório especial é o envolvimento dos três grupos de trabalho do IPCC: Grupo de Trabalho I, que trata da base física da mudança do clima; Grupo de Trabalho II, que foca em Impacto, Adaptação e Vulnerabilidade à mudança do clima; e Grupo de Trabalho III, que aborda Mitigação da mudança do clima. Este engajamento dos três grupos de trabalho neste relatório assegura uma visão mais integrada dos temas que o compõem, assim como uma mescla de cientistas da área social, humana, especialistas em modelagem e das ciências exatas”, diz Thelma Krug, pesquisadora do INPE e vice-presidente do IPCC.