Interação Biosfera-Atmosférica
O grupo estuda os principais aspectos da interação bidirecional entre a biosfera terrestre e o sistema climático, incluindo, por exemplo, análises das respostas dos ecossistemas tropicais às condições ambientais globais, e como estes ecossistemas podem influenciar as condições regionais e globais do clima. Os impactos climáticos da substituição de vegetação natural por outros tipos de usos da terra na Amazônia e no Cerrado é um dos casos de interesse.
As pesquisas do grupo têm repercutido junto à comunidade científica nacional e internacional em várias frentes. O grupo trabalha na implementação, otimização, padronização, validação, e no desenvolvimento do paralelismo, portabilidade e testes de novos códigos de modelos da superfície terrestre, e atua no desenvolvimento de conhecimento sobre parâmetros ecofisiológicos para modelagem e estudo das interações entre a biosfera e a atmosfera, além de aprimorar a representação das classes de vegetação no Brasil usando tipos funcionais de vegetação compatíveis com modelos de vegetação dinâmica.
Outros tópicos de pesquisa incluem a análise da distribuição futura da vegetação, levando-se em conta os efeitos do fogo e suas relações com padrões climáticos e socioeconômicos, e a estimativa de flamabilidade da vegetação através de medições indiretas da umidade do tecido vegetal em campo e em laboratório. Recentemente, as atividades se espandiram para considerar a representação de culturas agrícolas em modelos de vegetação dinâmica, e o grupo iniciou estudos sobre modelagem da erosão, tolerância de perda de solos e sua relação com a produtividade agrícola. Essa abordagem se deve à crescente preocupação com a população mundial e a decorrente degradação dos recursos naturais, e o interesse do grupo na geração de informações que forneçam subsídios ao desenvolvimento sustentável.
Entre as rede de pesquisa e projetos em que o grupo tem participação estão o Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), a Rede Temática em Pesquisa de Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA), o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas do CNPq (INCT-MC), Projetos AMAZALERT e COMBINE financiados pela União Européia, Projeto US-FAPESP/BIOTA Dimensions of Biodiversity – Atlantic Forest, e o desenvolvimento do Brazilian Earth System Model (BESM).
O Grupo trabalha também com o INLAND (Modelo Integrado de Processos Superficiais) que é o pacote de superfície do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global.
E o download do INLAND na versão 2 esta no seguinte link: INLAND
Linhas de Pesquisa
– Ecologia e Processos Ecofisiológicos
– Agrometeorologia e Conservação do solo
– Dinâmica do Fogo na Vegetação
– Implementações de Modelos Ambientais
– Testes de modelos
Recursos humanos
Pesquisadores Titulação Ano inclusão
Angélica Giarolla Doutorado 2015
Bruno Natali Bacharelado 2010
Carlos Afonso Nobre Doutorado 2004
Celso von Randow Doutorado 2004
Gilvan Sampaio de Oliveira Doutorado 2004
Guillermo O. Obregón Párraga Doutorado 2004
Jean Pierre Henry Balbaud Ometto Doutorado 2004
Jorge Alberto Bustamante Becerra Doutorado 2004
Manoel Cardoso Doutorado 2004
Marcos Barbosa Sanches Mestrado 2004
Marcos Carvalho Bacharelado 2012
Estudantes Nível Ano inclusão
Ana Cano Doutorado 2012
Dominik Traxl Doutorado 2015
Finn Müller-Hansen Doutorado 2015
Priscila da Silva Tavares Doutorado 2015
Grasiela Oliveira Rodrigues Doutorado 2015
Instituições envolvidas
UFV – http://madeira.dea.ufv.br/
USP – http://www.usp.br/
UFSM – http://www.ufsm.br/
UFLA – http://www.ufla.br/
EMBRAPA – http://www.embrapa.br/
CEFET-RJ – http://portal.cefet-rj.br/
UnB – http://www.unb.br/
WHRC – http://www.whrc.org/
Instituições parceiras
Wisconsin – http://www.wisc.edu/
Harvard – http://www.harvard.edu/
Oxford – http://www.ox.ac.uk/
NASA – www.nasa.gov
Arizona – http://www.arizona.edu/
UC-Irvine – http://www.uci.edu/
NCAR – http://ncar.ucar.edu/
UFMG – https://www.ufmg.br/
UnB – http://www.unb.br/
Redes Sociais