Você esta em:
Home » Destaque » IPBES se prepara para lançar relatório de avaliação da América
Publicado em: 15-02-2018

IPBES se prepara para lançar relatório de avaliação da América



por CCST

A Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services – IPBES) deve lançar no próximo mês o relatório de avaliação da América. A IPBES foi criada em 2012 por mais de 100 governos com o intuito de prover análises, diagnósticos e informações científicas e, assim, aproximar a questão dos tomadores de decisão, para que estejam bem informados e possam ser mais incisivos nas políticas que melhor garantem a conservação do planeta, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a Plataforma tem a colaboração de 128 governos membros, inclusive o Brasil, e “envolve cientistas e outros detentores de conhecimento ao redor do mundo para analisar e avaliar informações científicas e técnicas relevantes, produzidas mundialmente, para a compreensão da biodiversidade e serviços ecossistêmicos. A Plataforma não produz novas pesquisas. O trabalho da IPBES é centrado em torno de quatro funções essenciais complementares:

CAPACITAÇÃO:
Aumentar a capacidade da comunidade política científica para executar e usar as avaliações e outros produtos da IPBES;

GERAÇÃO DE CONHECIMENTO:
Identificar as necessidades de conhecimento dos tomadores de decisão e catalisar esforços para gerar novos conhecimentos;

AVALIAÇÃO:
Entregar avaliações globais, regionais e temáticas de conhecimento sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos;

APOIO À POLÍTICA:
Identificar ferramentas/metodologias políticas relevantes, facilitar a sua utilização, bem como promover e catalisar o seu desenvolvimento futuro”, de acordo com explicação da BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos), órgão que se inspira na IPBES e possui coordenação de 6 pesquisadores, entre eles Jean Ometto, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST).

Confira o link com os primers que introduzem o relatório de avaliação da América, entre outros, que deve ser lançado na íntegra em março, após aprovação total dos capítulos, na 6ª Plenária IPBES (IPBES-6), em Medellín – Colômbia.

https://www.ipbes.net/ipbes-6-primers

Para saber mais, acesse:

– IPBES: https://www.ipbes.net/

– BPBES: https://www.bpbes.net.br/

(Foto da chamada: Reprodução/Infopack)