Centro de Ciência do Sistema Terrestre completa 10 anos - Centro de Ciência do Sistema Terrestre Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro


Home > Destaque > Centro de Ciência do Sistema Terrestre completa 10 anos

Notícia

Centro de Ciência do Sistema Terrestre completa 10 anos



No último dia 18 de dezembro foi celebrado o aniversário do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e também a reinauguração do campus de Cachoeira Paulista.

O encontro foi em Cachoeira e contou com a presença de pesquisadores das duas cidades. Após algumas palavras, ditas pelo pesquisador Marcos Sanches, nosso Mestre de Cerimônias, foi possível relembrar a história do CCST e algumas das conquistas alcançadas até hoje. Também foi inaugurada a nova página do CCST dentro dos padrões estipulados pelo Ministério (www.ccst.inpe.br). Também falaram o Coordenador do Centro, Jean Ometto, e Divino Moura, representando Ricardo Galvão, diretor do Inpe.

Considerando a necessidade de aprofundamento nos aspectos que fazem parte do tema das mudanças ambientais globais e os desafios impostos por essas mudanças, o Inpe, visto como referência científica nacional e internacional, iniciou a discussão para criação de um setor que focasse na nova realidade climática, e também social, que se configurava. Dessa forma, ficou decidido no Plano Diretor 2007-2011 a implantação de um Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CST) que trabalhasse nesse escopo. Portanto, em 07 de agosto de 2008, nasce oficialmente o Centro de Ciência do Sistema Terrestre, no campus do Instituto de São José dos Campos, o qual agregou pesquisadores de diversas áreas do Inpe, tanto de São José quanto de Cachoeira.

Inicialmente, nas duas cidades, ainda não havia um espaço destinado ao novo setor. Em Cachoeira, os pesquisadores ficavam no prédio do antigo Centro Espacial, até que veio a se tornar o prédio do CCST. No final de 2017 até o começo deste ano, o local passou por reformas e expansão. Já em São José, no começo, pela falta de um espaço físico que pudesse concentrar a todos, cada pesquisador se dedicava às demandas do Centro do próprio local em que trabalhava. Em 2011, a construção do prédio dedicado ao CCST se deu início e, em 2015, foi oficialmente inaugurado, embora já estivesse abrigando os pesquisadores desde 2013/14.

O Centro também possui a Pós-Graduação, a qual foi avaliada pela CAPES e recebeu nota 06, entrando para o hall dos melhores cursos do Brasil.

Com o objetivo de produzir conhecimentos interdisciplinares, colaborar para a construção de melhores políticas públicas, expandir a capacidade do Brasil nos temas ambientais e se tornar cada vez mais uma referência, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre segue se desenvolvendo e pensando sempre em melhores formas de cumprir sua missão. Os obstáculos se tornam desafios a serem encarados em conjunto e se apresentam como oportunidades de crescimento constante.

Do seu modesto começo, atualmente o Centro conta com 123 funcionários e colaboradores e mais de 163 produções científicas e nossa página de internet recebeu mais de 132.000 acessos esse ano.

Confira o vídeo com os depoimentos de funcionários e ex-funcionários CCST exibido no dia 18, assim como o vídeo Amazônia em Foco.

Comemoração CCST. Solenidades e almoço de confraternização
Pesquisador Marcos Sanches realizando a abertura do evento de comemoração, em Cachoeira Paulista
Divino Moura e Jean Ometto decerrando a placa de inauguração do CCST de Cachoeira Paulista
Jean Ometto, coordenador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre

Novo pátio do campus de Cachoeira Paulista
Fachada do novo prédio do Centro em Cachoeira Paulista